
domingo, 21 de novembro de 2010
A igreja revisa sua política sobre uso de preservativos

domingo, 7 de novembro de 2010
Redação do Enem

Nucleação escolar

sábado, 6 de novembro de 2010
Lançamento de livro

sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Filmografia voltada para concursos

terça-feira, 2 de novembro de 2010
Política externa brasileira

domingo, 24 de outubro de 2010
O bom governo

sábado, 16 de outubro de 2010
O que pode cair no Enem 2010

segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Redação

segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Democracia
domingo, 12 de setembro de 2010
Compreensão e Explicação

quinta-feira, 2 de setembro de 2010
Bandeira do Brasil

domingo, 22 de agosto de 2010
Sala de aula

sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Filosofando a partir de uma homenagem
domingo, 8 de agosto de 2010
Educação Intercultural
domingo, 25 de julho de 2010
Mestrado em Educação

domingo, 18 de julho de 2010
Zeus
Mitologia Grega. Os gregos cultuavam uma série de deuses (Zeus, Hera, Ares, Atena, entre outros) heróis e semideuses (Teseu, Hércules, Perseu, etc). Relatando a vida dos deuses e dos heróis e seus envolvimentos com os homens, os gregos criaram uma rica mitologia, constituída por um conjunto de lendas e crenças que, por princípios simbólicos, fornecem explicações para a realidade universal. Nesse sentido, integra a mitologia grega um grande número de relatos maravilhosos, que inspiram diversas obras astísticas do mundo ocidental e, junto aos principiantes do mundo da sabedoria, grandes reflexões filosóficas. O vídeo abaixo, capturado no youtube, serve de motivação e ilustração desses trabalhos que estão sendo construídos na disciplina de filosofia. Bom trabalho a todos(as).
A ética do discurso

terça-feira, 13 de julho de 2010
Mitos

sexta-feira, 9 de julho de 2010
Mitos e Lendas




quarta-feira, 7 de julho de 2010
Maquiavel e a política
domingo, 4 de julho de 2010
Brasil fora da copa

sábado, 3 de julho de 2010
Filosofando

Podemos, então, perguntar. O que essas transformações ou representações exprimem? O que significa renunciar com aquilo que se exprime? Qual será seu conteúdo ideológico? Não são apenas rostos do meio esportivo ou das aulas de arte que se expressam através de máscaras ou plásticas; mas, existem rostos na política e no meio social dos homens que estão continuamente se transfornando. O que essas transformações querem exprimir? Qual é a reflexão possível para compreendermos o real na representação?
domingo, 27 de junho de 2010
O descobrimento da Àfrica
Escola Bom Pastor
Avaliar, para quê?
O mito e a filosofia
Conforme é apontado por Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, o pensamento filosófico é algo muito diferente do mito, por resultar de uma ruptura quanto à atitude diante do saber recebido. Enquanto o mito é uma narrativa cujo conteúdo não se questiona, a filosofia problematiza e, portanto, convida a discussão. No mito a intelegibilidade é dada, na filosofia é procurada. A filosofia rejeita o sobrenatural, a interferência de agentes divinos na explicação dos fenômenos. Ainda mais: a filosofia busca a coerência interna, a definição rigorosa dos conceitos, organiza-se em "doutrina" e produz, portanto, o pensamento abstrato.
Nesse esforço pela reflexão, pelo retorno ao próprio pensamento, ao ato de pensar o já pensado e no voltar para si mesmo, a filosofia elegeu a coruja como símbolo da sabedoria. No vídeo a seguir, é possível acompanhar as relações existentes entre a coruja e a filosofia.
terça-feira, 22 de junho de 2010
Ricos e pobres na mesma comunidade

sábado, 19 de junho de 2010
Inflação
O Ratinho
Esse vídeo foi postado inicialmente para testagem do blog. É divertido e merecedor de uma análise ética. Afinal, qual será seu conteúdo moral? O final trágico do ratinho poderia encontrar fundamentos numa moral cristã?