domingo, 8 de agosto de 2010

Educação Intercultural

Os educadores (pré)ocupados com a educação e especialmente insatisfeitos ou inquietos com os resultados alcançados no seu fazer pedagógico (aprovação, reprovação, indisciplina em sala de aula, falta de estudos e leituras) são convidados a subir o monte tabor conforme os livros da Bíblia dos Cristãos (Mateus, Marcos e Lucas). Naquele episódio, os discípulos viram o mestre transfigurado e conversando com Elias e Moisés. Pedro chegou a dizer: "(...) que bom estarmos aqui". Foi, certamente, um momento importante e maravilhoso, a ponto de Pedro, juntamente com os demais discípulos, quererem montar tendas, indicando o desejo de permanecer no lugar. Mas Jesus, mais adiante, adverte que é necessário descer a montanha para evangelizar na planície.
As Universidades, as escolas, os encontros de formação pedagógica, as conferências, os cursos e as palestras são muitas vezes como esse Monte Tabor. Como esse lugar maravilhoso em que podemos contemplar novas ideias, novas possibilidades, novas profecias e novos milagres. Porém, para tudo isso acontecer, é preciso, em boa medida, da pedagogia cristã do silêncio, da oração, da disponibilidade, da gratuidade e generosidade e da escuta. Para ser professor precisamos aprender a escutar. Precisamos aprender a esperar, precisamos aprender que o amor não se constrói apenas com palavras; mas, principalmente com a práxis. Precisamos descobrir estratégias que possam motivar nossos estudades e estratégias de automotivação profissional e pessoal. Precisamos descobrir estatégias que permitam a percepção dos recados que todos os dias recebemos dos estudantes. Só assim, (percepção e diálogo) poderemos construir cidadãos, construir conhecimentos, construir inúmeras novas possibilidades de aprendizagens e de valorização da vida (caminhos da educação intercultural).

A foto acima caracteriza, um pouco, esse momento de estar no Monte Tabor. São os cursistas do Centanp (Centro Regional de Formação Profissional de Agricultores de Nova Petrópolis) "concluindo" uma etapa de formação profissional. Nela são degustados com alegria os resultados alcançados pelos próprios cursistas no final dos estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário