domingo, 7 de novembro de 2010

Nucleação escolar

A nucleação escolar é uma política pública no Brasil administrada, questionada e em funcionamento em diferentes regiões, estados e municípios brasileiros. A dissertação de mestrado, concluída recentemente, tem como objetivo de pesquisa investigar e refletir sobre a nucleação de comunidades escolares tradicionais no município de Nova Petrópolis, Estado do Rio Grande do Sul, numa perspectiva intercultural dos processos de escolarização. O estudo considera a revisão bibliográfica e epistemológica do tema como elementos qualificadores da pesquisa. Além disso, aproxima e discute questões ligadas à interculturalidade e políticas públicas. Como convergência dessa discussão utiliza-se a metodologia de pesquisa de estudo de caso, tomando como ferramentas de apoio: entrevistas, observações e questionário. Na perspectiva do quadro teórico e das investigações de campo fica evidente a semelhança do programa de nucleação escolar em relação a outras regiões experiências desse tipo no sul do Brasil. Os resultados da pesquisa apontam para uma releitura do programa de nucleação escolar a partir das políticas públicas voltadas para a educação, práticas pedagógicas vivenciadas na escola e questões culturais. (...). A perspectiva intercultural é apresentada como um suporte teórico viável para se conceber uma educação que reconhece e potencializa a diversidade cultural e as práticas pedagógicas centradas na autonomia responsável do estudade e na construção participativa (docente e discente) do conhecimento.


Fonte: MARINI, Everaldo. Nucleação de comunidades escolares tradicionais no município de Nova Petrópolis: perspectivas interculturais no processo de escolarização. 2010.161 f. Dissertação (mestrado) - Centro Universitário La Salle, Curso de Pós- Graduação em Educação.

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