domingo, 12 de setembro de 2010

Compreensão e Explicação

A palavra compreensão tem sua origem etimológica no latim comprehensio, que significa ação de aprender conjuntamente. Ocorre compreensão de um fato quando conseguimos percerber os elementos internos que o caracterizam. Quem compreende torna-se capaz de apreender globalmente das Partes que compõem um Todo. Assim, por exemplo, a compreensão do conceito de animal implica apreendermos seus elementos característicos, tais como os conceitos de: ser vivo, célula, reprodução, crescimento, etc.
A palavra explicação tem sua origem etimológica no latim explicare, que significa desdobrar, justificar, esclarecer. Ocorre explicação de um fato quando apontamos as causas ou razões pelas quais o fato acontece dessa forma e não de outra.
Para explicar um fato precisamos compreendê-lo e, em seguida, justificá-lo, situando as causas que geraram e os fatores de seu desenvolvimento. Essas causas e esses fatores devem ser procurados numa estrutura mais ampla de fatos que possam ser englobados numa teoria abrangente.
(Fonte: COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia para uma geração consciente. 7.ed. São Paulo: Saraiva, 1992)
Aplicação:
Se reflito, por exemplo, o uso de e-mails, orkuts, blogs e outras mídias, percebendo suas limitações internas (vantagens e desvantagens), passo a compreendê-las. Mas se, posteriormente, procuro as causas das limitações dessas novas tecnologias, então, compreendo essas relações sócio-econômicas e, através delas, posso explicar a charge acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário