domingo, 5 de junho de 2011

Enquete sobre tempo estudo

Já tornei públicas algumas ideias sobre como estudar com qualidade, mas produzir uma enquete sobre tempo de estudo para as provas e suas relações com os resultados obtidos ainda não tinha me encorajado a realizar. É claro que os dados e o instrumento de pesquisa não permitem uma análise satisfatória, mas seguramente permitem rascunharmos algumas ideias sobre qualidade de ensino. O objetivo dessa pesquisa é, no entanto, apontar o tempo dedicado aos estudos para uma prova e suas relações com os resultados obtidos. A metodologia foi um estudo de caso a partir das anotações dos próprios alunos no verso da provas sobre o tempo dedicado fora da sala de aula em preparação à determinada avaliação. A razão pela qual me inclinei a essa pesquisa são os baixos resultados obtidos pelos alunos das escolas brasileiras em suas avaliações. Se perguntarmos a esses estudantes se há o desejo de progredir para a etapa seguinte todos, provavelmente, responderão que sim, mas nem todos se mobilizarão para alcançar essa meta. Parece que estamos vivenciando temporalmente um contexto social aliciador de coisas fáceis e consequentemente de pouca pesquisa. Sabe-se que grandes empresas da atualidade estão buscando pessoas aposentadas de seus antigos quadros para atuarem diretamente no desenvolvimento de novos produtos. Na dissertação de mestrado de Marini (2010) é possível encontrar as razões pelas quais os alunos procuram a escola, e um desses itens contempla o interesse pela formação de novas amizades e em menor destaque está o interesse pelos estudos. Como se pode notar, nesse caso, o interesse pelos estudos é menor e, de certa forma, poderia justificar o declínio de ofertas de especialistas e pesquisadores. Por outro lado, para alcançar bons resultados é necessário que o estudante inclua em sua agenda uma rotina de estudos, disciplina e horas extras para revisão e aprofundamento dos conteúdos propostos. Vejamos os dados sobre o tempo dedicado aos estudos tendo em vista a realização de uma prova de uma determinada disciplina e o resultado obtido em notas. 12% dos alunos não responderam a enquete e obtiveram média 6,7. 16% dos alunos estudaram até 1 hora e a nota média foi de 5,8. 28% dos alunos estudaram mais ou menos 1 hora e 30 minutos e alcançaram nota média de 6,6. 24% dos alunos estudaram duas horas e a nota média foi de 7,0. 20% dos alunos estudaram mais de 2 horas e a nota média alcançada foi de 7,3. Considerando o tempo de estudo igual ou superior a duas horas para determinada disciplina a tendência das notas médias é de valores superiores a 7,0. Já os alunos que estudam menos de duas horas possuem chances de conseguir médias em torno de 6,6 e os alunos que estudam menos de uma hora tendem a alcançar médias abaixo de 6,0. Cabe destacar que essa metodologia não levou em conta como cada aluno se prepara para as provas, nem a complexidade do instrumento de avaliação ou a avaliação da avaliação; apenas foi considerado o tempo de estudo e o resultado alcançado em um instrumento de avaliação de uma determinada disciplina.

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