domingo, 29 de maio de 2011

Cooperativismo Escolar

O pioneirismo de Rochadale, Inglaterra, Suchales, Argentina e Nova Petrópolis, Brasil são exemplos da organização do sistema cooperativo. Além das experiências cooperativas em tribos, aldeias e até mesmo em países como a República Cooperativa da Guiana, localizada no norte da América do Sul o cooperativismo vem demonstrando sua força especialmente por valorizar princípios que diferem significativamente das empresas de capital aberto. O cooperativismo escolar, por sua vez, tem demonstrado sua importância na formação da cultura e dos valores do cooperativismo. Em Sunchales, capital do cooperativismo da Argentina, cada escola possui uma cooperativa escolar e a maioria dos moradores daquela cidade são sócios ou são beneficiados pelo cooperativismo. No Brasil, a cidade de Nova Petrópolis, capital brasileira do cooperativismo, apresenta um perfil muito semelhante. Nesse sentido, as duas cidades se irmanaram em novembro de 2010 desencadeando novas oportunidades de crescimento e de relações políticas, culturais, educacionais, sociais e econômicas. No decorrer de 2010, essas ações cooperativistas proporcionaram em Nova Petrópolis a criação da primeira cooperativa escolar do município, cujas características são semelhantes das cooperativas escolares de Sunchales. O principal objetivo do cooperativismo escolar é a formação para a cultura e valores do cooperativismo. Nela os alunos estudam a história do cooperativismo, seus princípios, suas estruturas, valores éticos e participam da administração. Esse modelo proporciona o acesso de crianças, adolescentes e adultos como sócios e gestores de uma cooperativa tornando-a um laboratório de aprendizagem do cooperativismo. Maiores informações sobre o cooperativismo escolar podem ser obtidos através da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis ou pela Escola Técnica Bom Pastor.
Princípios do cooperativismo
1º Adesão voluntária e Livre; 2º Gestão democrática pelos membros; 3º Participação econômica dos membros; 4º Autonomia e Independência; 5º Educação, formação e informação; 6º Intercooperação e 7º Interesse pela comunidade.

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