domingo, 12 de junho de 2011

O discurso das imagens em educação: leituras do cotidiano escolar

Caro leitor! Desculpas pelos fragmentos e certos desencontros das ideias postas abaixo. Como na expectativa de uma surpresa de anivesário estou rascunhando as primeiras ideias de meu futuro projeto de pesquisa. Escolhi "As imagens em educação: leituras do cotidiano escolar", pois trata-se de um tema mais do que meramente ilustrativo numa abordagem educacional. É, ao meu ver, “perguntador” ou “denunciador” de uma determinada realidade escolar. Nesse sentido, o objetivo de tal tarefa não seria necessariamente diagnosticar ou perguntar, mas realizar ambos num contexto investigativo e de relacionamento da linguagem, ou seja, de produção de ideias e conceitos que permitissem outras formas de relacionamentos nos espaços escolares cujo processo do aprender fosse vinculado ao mundo da representação e do diálogo pedagógico. Dessa forma, o discurso das imagens quer a priori ou a posteriori poderiam proporcionar uma melhor compreensão da realidade que nos cerca. Segundo Meleau-Ponty (1984), “há certos espetáculos diante dos quais o meu olhar tropeça, fico circundado. Sou investido por eles enquanto pensava investi-los. Como se um outro espírito que não o meu viesse repentinamente habitar meu corpo ou como se o meu espírito fosse atraído para lá e emigrasse no espetáculo”. Dessa forma, ao incluir as imagens acima, imagino estar construindo a pergunta de partida de um projeto de pesquisa cujas ideias a respeito da realidade escolar convergem a uma maiêutica capaz de educar para o pensar e ao exercício pleno da cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário