domingo, 8 de maio de 2011

Metodologias de Ensino

Começamos pela proposta do Congresso Nacional em aumentar a carga horária anual da Educação Básica das atuais 800 horas para 960 horas, além de exigir 80% de freqüência mínima. Embora existam muitas escolas praticando carga horária superior ao proposto recentemente pelo legislativo federal, é louvável a preocupação pelo aumento da qualidade do Ensino no Brasil. Porém, mais importante que o tempo em sala de aula para o desenvolvimento de aprendizagens são as metodologias e o comprometimento dos professores os maiores responsáveis pela qualidade do ensino. A versão eletrônica da revista Nova Escola apresenta seis características do professor para o século XXI. 1ª) Ter uma boa formação. Os professores precisam estudar sempre; 2ª) Saber usar novas tecnologias. Acompanhar as mudanças tecnológicas num processo de inclusão digital responsável; 3ª) Atualizar novas didáticas. Procurar aprimorar-se continuamente; 4ª) Trabalhar em equipe. É um desafio que os professores precisam superar para conseguir desenvolver essa forma extraordinária de trabalho em sala de aula e que, segundo sugere a revista, os pais ou responsáveis pelos alunos também devem se envolver nesse processo; 5ª) Planejar e avaliar sempre. Aulas planejadas, escritas, com objetivos e justificativas claras ajudam consideravelmente na aprendizagem dos alunos, além disso, vejo que é necessário oportunizar desafios aos alunos e, ao mesmo tempo, o professor deve autoavaliar-se constantemente para ver se os resultados e as metodologias de ensino estão dando conta dos objetivos; 6ª Ter atitude e postura profissionais. Precisamos dirigir um olhar atendo a cada realidade, investigar o lugar que atuamos para poder oferecer possíveis soluções aos problemas propostos conforme relatos do professor Leandro Pereira Matos, em entrevista da Nova Escola. Em síntese, exercer o magistério não é tarefa para amadores, mas para quem quer exercê-lo com profissionalismo, amor e responsabilidade. Assim como numa aula de educação física, o professor inicia com aquecimento, todos os componentes curriculares deveriam iniciar com um certo aquecimento. Como assim? Inicie retomando a aula anterior, perguntando questões centrais ou ainda trazendo o assunto da aula de maneira instigadora, envolvente. Sempre há uma maneira de trazer os alunos para o estudo de determinado conteúdo, além da produção de uma síntese final da aula. Mas, também, é importante não esquecer da motivação. Todos precisam dela, inclusive nós. Mostre aos seus alunos, constantemente, as razões pelas quais é importante estudar determinados conteúdos. Com motivos claros, o processo de ensino aprendizagem flui.

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