domingo, 18 de março de 2012

Movimentos Sociais

O que são movimentos sociais? Até pouco tempo atrás os movimentos sociais estavam relacionados especialmente pela luta de classes, características do movimento sindical identificado pela defesa de direitos do trabalhador e discussões em torno de políticas e legislação trabalhista. Hoje, diante de um novo cenário econômico e social, esses movimentos diversificaram suas áreas de ação. Encontramos facilmente outros tipos de movimentos como, por exemplo, o movimento das mulheres, ecológicos, contra a fome, de orientação sexual, etc. Segundo GOHN (1995, p. 44) os movimento sociais

são ações coletivas de caráter sociopolítico, construídas por atores sociais pertencentes a diferentes classes e camadas sociais. Eles politizam suas demandas e criam um campo político de força social na sociedade civil. Suas ações estruturam-se a partir de repertórios criados sobre temas e problemas em situações de: conflitos, litígios e disputas. As ações desenvolvem um processo social e político-cultural que cria uma identidade coletiva ao movimento, a partir de interesses em comum. Esta identidade decorre da força do princípio da solidariedade e é construída a partir da base referencial de valores culturais e políticos compartilhados pelo grupo.

Como se vê, esses “novos” movimentos sociais atuam sob novas demandas de lutas relacionadas principalmente às dimensões da identidade humana, da sua cultura e de valores de sua época. Não estão mais voltados exclusivamente para uma ação coletiva de transformação das atuais formas de dominação política e econômica, mas estão voltados principalmente para a defesa dos direitos, do cuidado e da valorização da vida no âmbito do privado.

GOHN, Maria da Glória. Movimentos e lutas sociais na história do Brasil. São Paulo: Loyola, 1995a.

Nenhum comentário:

Postar um comentário