domingo, 17 de abril de 2011

Formação de professores

Foi publicado na Revista Educação, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, o artigo "Formação de professores: reflexões a partir de uma experiência em ambiente virtual de aprendizagem colaborativa na pós-graduação". Este trabalho é uma produção conjunta dos professores Gilberto Ferreira da Silva, Ana Margô Mantovani e Everaldo Marini. Segue, baixo, o resumo do mesmo e a versão completa dessa produção você pode acessar em "Outras Páginas", menu "Produção Científica".

Resumo:

Este trabalho situa-se no campo das reflexões atuais sobre as contribuições que as Tecnologias Digitais Virtuais (TDVs), em especial as tecnologias da Web 2.0, agregam ao processo formador de educadores. Tomamos como campo empírico a experiência de docência em uma disciplina da estrutura curricular de um programa de pós-graduação em Educação. Caracterizada como uma atividade mediada por um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa, buscou-se proporcionar espaços de interação virtual, trabalho e produção de textos/hipertextos cooperativos com o suporte da tecnologia wiki. Os dados analisados são oriundos dos registros interativos encontrados neste ambiente. Observa-se que, entre o discurso produzido no cotidiano sobre as facilidades e agilidade na comunicação, quando proporcionados por ambientes propícios para isso, os efeitos gerados não são exatamente aqueles que corroboram os discursos circulantes. O enfrentamento de problemas simples, como a apropriação do ambiente virtual e as inter-relações com a escrita do outro, constituem-se como atravessamentos que devem ser trabalhados a priori em um trabalho apoiado por tal tecnologia. Palavras-chave – formação de professores; aprendizagem colaborativa; tecnologia wiki

Nenhum comentário:

Postar um comentário