domingo, 21 de novembro de 2010

A igreja revisa sua política sobre uso de preservativos

A Igreja Católica, através de publicações que já estão na mídia eletrônica, acena para a permição de uso de preservativos em situações de prostituição, como forma de defender a dignidade da vida e, principalmente, conter a disseminação da Aids. O Papa Bento XVI coloca em seu pronunciamento, no entanto, que os preservativos não são uma solução moral e real aos problemas relacionados a prostituição e doenças sexualmente transmissíveis, por exemplo. Ao que parece, segundo o líder de 1,1 bilhão de católicos, essa inciativa da igreja pode ser um primeiro passo para uma sexualidade mais humana; porém, não isenta os seres humanos do compromisso com a ética, respeito ao outro e da preocupação com relativismo desordenado, onde tudo pode ser possível (grifo meu).

domingo, 7 de novembro de 2010

Redação do Enem

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano foi, segundo as informações que circulam na mídia virtual, "O trabalho para a construção da dignidade humana". Os textos de apoio trouxeram duas questões bem pertinentes. "O que é o trabalho escravo?" e "O Futuro do trabalho". Prato cheio para a geografia, história, filosofia, sociologia, cultura religiosa e, é claro, para a língua portuguesa.

Este espaço está reservado para a publicação de uma redação cujo tema seja o mesmo proposto pelo MEC/2010. Além disso, a produção deste blog fica com o direito de aprovar o conteúdo e encaminhar para revisão.

Nucleação escolar

A nucleação escolar é uma política pública no Brasil administrada, questionada e em funcionamento em diferentes regiões, estados e municípios brasileiros. A dissertação de mestrado, concluída recentemente, tem como objetivo de pesquisa investigar e refletir sobre a nucleação de comunidades escolares tradicionais no município de Nova Petrópolis, Estado do Rio Grande do Sul, numa perspectiva intercultural dos processos de escolarização. O estudo considera a revisão bibliográfica e epistemológica do tema como elementos qualificadores da pesquisa. Além disso, aproxima e discute questões ligadas à interculturalidade e políticas públicas. Como convergência dessa discussão utiliza-se a metodologia de pesquisa de estudo de caso, tomando como ferramentas de apoio: entrevistas, observações e questionário. Na perspectiva do quadro teórico e das investigações de campo fica evidente a semelhança do programa de nucleação escolar em relação a outras regiões experiências desse tipo no sul do Brasil. Os resultados da pesquisa apontam para uma releitura do programa de nucleação escolar a partir das políticas públicas voltadas para a educação, práticas pedagógicas vivenciadas na escola e questões culturais. (...). A perspectiva intercultural é apresentada como um suporte teórico viável para se conceber uma educação que reconhece e potencializa a diversidade cultural e as práticas pedagógicas centradas na autonomia responsável do estudade e na construção participativa (docente e discente) do conhecimento.


Fonte: MARINI, Everaldo. Nucleação de comunidades escolares tradicionais no município de Nova Petrópolis: perspectivas interculturais no processo de escolarização. 2010.161 f. Dissertação (mestrado) - Centro Universitário La Salle, Curso de Pós- Graduação em Educação.

sábado, 6 de novembro de 2010

Lançamento de livro

O Dr. Gilberto Ferreira da Silva, professor do Programa de Mestrado em Educação pelo Unilasalle Canoas, publica juntamente com um grupo de colegas doutores a obra Identidades docentes I e faz seu lançamento a partir das 14 horas do dia 15 novembro na 56º Feira do Livro de Porto Alegre. A obra apresenta questões relacionadas a Educação de Jovens e Adultos e Linguagens e Transversalidades. Em breve esperamos adquir também em livrarias. Editora Lamparina. Cumprimentos professor Gilberto por esse trabalho!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Filmografia voltada para concursos

Os exames qualificados como Vestibulares e o Enem, por exemplo, são intrumentos de avaliação do nível de desenvolvimento cognitivo e da capacidade do daqueles que prestam tais provas em resolver com tranquilidade e qualidade os desafios propostos. Na realidade os conhecimentos trabalhados nesses exames deveriam ser vistos com muita naturalidade, mas exitem outros fatores que podem interfir nesse processo de demonstração do conhecimento. Os filmes, nesse caso, podem ajudar, pois geralmente apresentam de forma contextualizada os temas propostos, além de explorarem as múltiplas funções dos sentidos de captação e compreensão das pessoas. Vejam: eles trazem imagens, musicalidade, movimento e outras características que ajudam a fixar o conhecimento e despertam para uma investigação mais aprofundada. O site Uol educação costuma brilhantemente apresentar muitas sugestões na área da filmografia entre outras abordagens interessantíssimas. Recomendo o acesso desse site. Vale a pena conferir.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Política externa brasileira

O Brasil é um país quem vem sendo cada vez menos submisso às políticas externas de pasíses tradicionalmente influentes nesse quesito como os Estado Unidos e alguns países europeus, embora muitas de suas ações no cenário interno e externo dependem de eventos econômicos e políticos de ordem interanacional. Tratando-se de sua política economia que estimula investimentos público e privado em energia, por exemplo. Só esse item merece todo um estudo contextualizado na história e na geopolítica do ponto de vista global e suas inter-relações, especialmente no caso da exploração do petróleo. Outro aspecto a ser considerado são as transações comerciais, com destaque para a formação e objetivos dos blocos econômicos. No caso do Brasil, o Mercosul, Nafta para os Estados Unidos, México e Canadá e a União Européia entre outros da Ásia e Africa. Para um estudo introdutório e mais aprofundado, são recomendadas leituras e análises de pesquisas acadêmicas concluídas nas universidades (programas de gaduação e pós-graduação). Já os estudantes concluintes do Ensino Médio podem se valer do farto material didático existentes, dos seminários de sala de aula e muita leitura de jornal e revistas especializadas sobre o assunto.