segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Redação

O teletransporte não é um recurso de ficção científica. É algo muito presente em nosso cotidiano como, por exemplo, o uso da internet para acessar dados que outrora eram necessários dias de viagens e garimpagens. Nesses teletranportes fui parar no site www.uol.com.br e encontrei dados maravilhosos para alunos, professores, pais e todos que se interessam por educação. Um desses dados são as redações. Aliás, sempre tão importantes e necessárias na formação cognitiva dos seres humanos (vamos dizer assim). Em linguagens ou ciências humanas as redações ocupam um lugar central, pois auxiliam diretamente na construção de novos conceitos e na formação do pensamento lógico cientificamente estruturado. Um dos temas que recortei e que pode ser acessado no link "redações" é muito pertinente. Primeiro, pelo tema abordado (Juventude e alcoolismo: um problema social) e, segundo, auxilia na observação das lacunas e acertos de sua construção. Sugiro a todos que leiam esse material precioso que a uol oferece em seu site. Por fim, acrescento outro link de um vídeo, entre tantos que podem ser encontrados no You Tube, que comenta sobre a construção de uma boa redação. Novo Enem: dicas para uma redação. Bom estudo a todos (as)!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Democracia

Como sabemos, a palavra a democracia vem da cultura grega e é constituida etimologicamente por dois termos, ou seja, demos e kratia. O termo demos, no sentido mais primevo significava os distritos gregos, aqui representando as 10 tribos da cidade de Atenas. Com o passar do tempo o termo demos passou a designar o povo ou os cidadãos. Já o termo kratia significava a ideia de governo, autoridade e poder. Nos dias atuais entedemos, então, a democracia como o governo do povo ou de todos os cidadãos. O Brasil é um país democrático, apesar da corrupção e desvios de poder emergirem de diversas formas e em várias circunstâncias. No entanto, mesmo havendo anomalidas nas estruturas de poder, o país apresenta de forma consistente as características da democracia. Aprofunde os estudos sobre esse assunto pesquisando em livros, sites e dialogando com seu professor. Bons estudos!

domingo, 12 de setembro de 2010

Compreensão e Explicação

A palavra compreensão tem sua origem etimológica no latim comprehensio, que significa ação de aprender conjuntamente. Ocorre compreensão de um fato quando conseguimos percerber os elementos internos que o caracterizam. Quem compreende torna-se capaz de apreender globalmente das Partes que compõem um Todo. Assim, por exemplo, a compreensão do conceito de animal implica apreendermos seus elementos característicos, tais como os conceitos de: ser vivo, célula, reprodução, crescimento, etc.
A palavra explicação tem sua origem etimológica no latim explicare, que significa desdobrar, justificar, esclarecer. Ocorre explicação de um fato quando apontamos as causas ou razões pelas quais o fato acontece dessa forma e não de outra.
Para explicar um fato precisamos compreendê-lo e, em seguida, justificá-lo, situando as causas que geraram e os fatores de seu desenvolvimento. Essas causas e esses fatores devem ser procurados numa estrutura mais ampla de fatos que possam ser englobados numa teoria abrangente.
(Fonte: COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia para uma geração consciente. 7.ed. São Paulo: Saraiva, 1992)
Aplicação:
Se reflito, por exemplo, o uso de e-mails, orkuts, blogs e outras mídias, percebendo suas limitações internas (vantagens e desvantagens), passo a compreendê-las. Mas se, posteriormente, procuro as causas das limitações dessas novas tecnologias, então, compreendo essas relações sócio-econômicas e, através delas, posso explicar a charge acima.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Bandeira do Brasil

A evolução do desenho da atual bandeira do Brasil assim como o hino nacional são desconhecidos por boa parte dos brasileiros. A atual bandeira foi adotada em 19 de novembro de 1889, tendo suas cores e formato pouco alterados até hoje. As estrelas, que indicam os estados e o distrito federal e o lema de referência positivista possuem indicações explicativas que merecem nosso estudo. Seguindo essa linha de desconhecimento e acriticidade, segue o Hino Nacional. Segundo dados coletados na página eletrônica do Jornal do Brasil (02 de setembro) o referido hino é uma incógnita para 58,4% dos brasileiros. Somente 21,7% dos brasileiros, segundo a mesma fonte, sabem o Hino Nacional. Neste tempo de semana da pátria encontramos um terreno favorável para aprofundarmos a pesquisa e o diálogo sobre nossa história a partir desses símbolos nacionais.