Sugestões de Vídeos

O DESENVOLVIMENTO E A NOVA TECNOLOGIA


Este trabalho é uma produção de um grupo de estudo  da disciplina de Sociologia da Escola Técnica Bom Pastor - Nova Petrópolis/RS. Crédito: Lara Flores


 FECOOPES/PIONEIRA

Esse vídeo foi gravado no Rural Show 2012, ocasião em que foi fundada a 1ª Federação de Cooperativas Escolares Brasileiras 

INTRODUÇÃO DE UM TRABALHO
Esse vídeo, de criação simples e amadora, apresenta algumas sugestões de como construir uma Introdução de Trabalho Escolar com qualidade acadêmica.

FATOS SOCIAIS
O sociólogo Gabriel Cohn da Universidade de São Paulo apresenta, nos vídeos acima, o que são Fatos Socais a partir de Émile Durheim. O material é muito interessante, bem apresentado e pertinente aos estudos de sociologia no Ensino Médio.

ESTABILIDADE DE PREÇOS E INFLAÇÃO
O vídeo apresenta uma explicação simples e adequada para os iniciantes aos estudos de Economia Política. Vale a pena conferir.

CORUJA DE MINERVA
A coruja da filosofia é a Coruja de Minerva. Minerva é uma deusa romana. Seu equivalente grego é Athena. A deusa Athena é filha predileta do deus dos deuses, Zeus, e da deusa Metis, cujo nome significa “conselheira”, e que indica a posse de uma sabedoria prática. Athena não nasceu de parto normal. Zeus engoliu a esposa, Metis, para se safar do filho que, pensava ele, poderia destroná-lo, aliás como ele próprio fez com seu pai, Cronos. O nascimento de Athena se dá de um modo especial: após uma grande dor de cabeça, Zeus teve sua fronte aberta por um de seus filhos, e daí espirrou Athena, já forte e grande. Fonte deste texto: Site de Paulo Ghiraldelli Jr.

FENOMENOLOGIA

O sentido etimológico do termo fenomenologia provém de duas palavras gregas, phainomenon e logos. Assim, seu sentido primeiro é ciência ou estudo dos fenômenos. A amplitude deste sentido permite identificação da fenomenologia com a própria investigação filosófica, uma vez que esta deve, necessariamente, partir disso que se apresenta, dos fenômenos, de modo a conferir-lhes uma unidade de sentido.

O QUE É FILOSOFIA?

A filosofia é um conhecimento livre e que realiza-se na pura contemplação da verdade. É uma forma de liberdade cujo objetivo é liberta-se.O vídeo acima indica de uma forma didática e instigante o significado da filosofia. 

DEMOCRACIA
Os vídeos acima apresentam o significado da democracia. O primeiro faz uma ilustração e o segundo, com o Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr., desenvolve a explicação. Vale a pena conferir. Bom estudo!

O QUE É SOCIOLOGIA?
O vídeo, em língua italiana, procura situar o lugar da sociologia e seu significado. Como sabemos a sociologia estuda as interações sociais, as formas de associação, os grupos e fatos sociais. Procura compreender a divisão da sociedade em classes socias, dos processos de cooperação, competição e conflitos nas sociedades, por exemplo.