segunda-feira, 25 de abril de 2011

Geopolítica do Oriente Médio

Recentemente temos ouvido muito sobre a crise do mundo árabe. Na realidade é um conflito entre grupos religiosos, visões de mundo e interesses divergentes. Em alguns países o petróleo é indiscutivelmente um dos grandes responsáveis por golpes de estado, intervenção externa e rebeliões civis, como podemos acompanhar o caso da Líbia (país membro da OPEP). Há países que o petróleo não é determinante para golpes e convulsões sociais, mas o elemento religioso ou suas posições estratégicas do ponto de vista comercial, ideológica e militar são suficientes para atrair a atenção internacional, provocar guerras civis e até mexer com a economia global como é o caso do Egito, Síria e Israel.
Recentemente vem chamando atenção da imprensa internacional a Síria por suas relações com Israel e Irã. Com Israel o país está tecnicamente em guerra, pois perdeu as colinas de Golã na Guerra dos Seis Dias (1967). Por outro lado, o regime de Al Assad é alaita - seita muçulmana xiita (12% da população) e o povo é de maioria sunita (80% da população), o que contribui para a revolta da população. Além disso, o regime sírio procura estabelecer laços amigáveis com o Irã (maior país xiita) e ser acusado de receber ajuda iraniana pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Por fim, apesar dessa crise gravíssima, o regime Sírio tem demonstrado muita firmeza, uma vez que conta uma certa simpatia da população e, principalmente, tem o apoio das forças militares daquele país.


(Fonte: notícias.r7.com)

domingo, 17 de abril de 2011

Formação de professores

Foi publicado na Revista Educação, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, o artigo "Formação de professores: reflexões a partir de uma experiência em ambiente virtual de aprendizagem colaborativa na pós-graduação". Este trabalho é uma produção conjunta dos professores Gilberto Ferreira da Silva, Ana Margô Mantovani e Everaldo Marini. Segue, baixo, o resumo do mesmo e a versão completa dessa produção você pode acessar em "Outras Páginas", menu "Produção Científica".

Resumo:

Este trabalho situa-se no campo das reflexões atuais sobre as contribuições que as Tecnologias Digitais Virtuais (TDVs), em especial as tecnologias da Web 2.0, agregam ao processo formador de educadores. Tomamos como campo empírico a experiência de docência em uma disciplina da estrutura curricular de um programa de pós-graduação em Educação. Caracterizada como uma atividade mediada por um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa, buscou-se proporcionar espaços de interação virtual, trabalho e produção de textos/hipertextos cooperativos com o suporte da tecnologia wiki. Os dados analisados são oriundos dos registros interativos encontrados neste ambiente. Observa-se que, entre o discurso produzido no cotidiano sobre as facilidades e agilidade na comunicação, quando proporcionados por ambientes propícios para isso, os efeitos gerados não são exatamente aqueles que corroboram os discursos circulantes. O enfrentamento de problemas simples, como a apropriação do ambiente virtual e as inter-relações com a escrita do outro, constituem-se como atravessamentos que devem ser trabalhados a priori em um trabalho apoiado por tal tecnologia. Palavras-chave – formação de professores; aprendizagem colaborativa; tecnologia wiki

domingo, 10 de abril de 2011

TED

Apreciar e, principalmente, obter informações que podem ajudar no debate e na conscientização de pessoas sobre os mais diferentes temas globais, podem ser encontrados no TED (Tecnologia, Entretenimento e Design). Mais que um evento, o TED é um movimento. As palestras são disponibilizadas de graça na internet, para que as ideias se espalhem; e, há um esforço global para legendá-las em várias línguas, inclusive português. Li sobre o assunto no jornal Zero Hora desse final de semana. Motivado pelas possibilidades de acessar conferências de altas personalidades do mundo todo e sobre diferentes temas, comecei a navegar pela internet. Realmente, o mundo da informação é uma realidade. A questão está na utilização adequada desses recursos para o desenvolvimento saudável de nosso ecossistema (política, economia, meioambiente, cultura, etc). Sugiro o acesso dos links abaixo. Eles lhe darão oportunidades para conhecer novos conceitos, novas ideias para apresentação de trabalhos e principalmente lhe despertarão para pesquisa, além da gestão de novos argumentos para o debate em diversos temas em pauta na atualidade. Steven Johnson (De onde vêm as boas idéias). Ted (Ideias worth spreading). Será que o mundo precisa de energia nuclear?

domingo, 3 de abril de 2011

Campanha da Fraternidade

"Pois sabemos que a criação inteira geme e sofre as dores de parto até o presente" (Rm 8,22). O contexto dessa afirmação de São Paulo é a descrição da condição humana, marcada pelo pecado e, entretanto, salva pela graça de Cristo que introduz na experiência humana a força restauradora do Espírito Santo. A CF deste ano traz para nossa reflexão a preocupante situação de nosso planeta, nossa casa, que sofre os efeitos de uma exploração predatória de seus recursos naturais. A afirmação de Paulo ganha força nova diante do quadro que vivemos. São Paulo afirma que "a criação foi submetida à vaidade - não por seu querer, mas por vontade daquele que a submeteu - na esperança de ela também ser liberta da escravidão da corrupção para entrar na liberdade da glória dos filhos de Deus" (8,21-21). O gemido da criação aparece hoje na deterioração do meio ambiente, conseqüência de uma exploração descuidada e, muitas vezes, gananciosa dos recursos do planeta, conforme haveremos de refletir nesta campanha da fraternidade. A quaresma é tempo de enfrentar com Jesus as grandes tentações que estão na raiz de todos os males nascidos das decisões humanas. O evangelho exige conversão da consciência individual e coletiva da humanidade, como nos lembrava Paulo VI na Exortação Apostólica "Evangelii nuntiandi". Sem esta conversão que penetre a cultura e se traduza em medidas globais de organização mais justa da atividade humana, em sua relação com a natureza, não será possível reverter o quadro dramático de destruição das condições de vida saudável em nosso planeta que se desenha no horizonte de nossa história. É tempo de conversão, conversão profunda que mude os costumes e gere políticas globais de defesa da vida em todas suas dimensões. É tempo de oração e de tomada de posição diante de uma cultura em que o consumismo desenfreado sustenta a ganância de um lucro que, em longo prazo, se transformará em irreparável prejuízo para toda humanidade. Dessa forma, convido a todos, cristãos e pessoas de boa vontade, a se empenharem na oração e na reflexão para que esta CF produza os efeitos de conversão que dela esperamos.

Fonte da matéria: Mensagem do Pastor CF - 2001 Site: cfarquidiocesesorocaba.com