domingo, 25 de julho de 2010

Mestrado em Educação

No último dia 23 de julho (2010), no UNILASALLE/CANOAS defendi a dissertação de mestrado "Nucleação de comunidades escolares tradicionais no município de Nova Petrópolis: perspectivas interculturais no processo de escolarização". Foi uma tarde muito importante em minha carreira profissional e pessoal. Alcancei a titulação de Mestre em Educação com indicação para doutorado. Esse objetivo foi alcançado. A academia recebe mais um pesquisador...Mas, diferentemente de muitos doutores e mestres, prefiro as coisas simples, as palavras simples, a observação gratuita e etnográfica dos fatos que acompanham a educação e que me instigam ao trabalho de leitura e diálogo entre a literatura e o chão de escola. Prefiro aproximar as práticas pedagógias dos docentes com a "escola dos sonhos" de autoria de Rejane Silene de Castro, Everson Matter e Daniela Utzig. Uma escola onde o fazer a educação está centrado na alegria e no amor. Onde os professores, todos mestres, possuem um trabalho nobre e inaudito de educar, profetizar, cuidar, amar, desenhar, sonhar, sorrir e enviar.
No dia da defesa estiveram presentes oferecendo seu apoio e incentivo duas pessoas amigas e companheiras. O Diretor da escola Bom Pastor, Sr. Adriano A. Fiorini e sua esposa, Sra. Silvana Fiorini. Na foto, da direita para a esquerda temos: Profº Drº. Gilberto Ferreira da Silva (orientador), Profª. Drª Malvina do Amaral Dornelles, Profº Drº Evaldo Luis Pauly, Profª Drª Ana Maria Colling, Sra. Silvana Fiorini e o Sr. Adriano A. Fiorini.
Agradeço a Deus por tudo e a todos que me apoiaram nesta caminhada.
A minha mãe, Nelci R. Marini, minha gratidão, amor e respeito pela sua simplicidade, confiança e generosidade.

domingo, 18 de julho de 2010

Zeus

Mitologia Grega. Os gregos cultuavam uma série de deuses (Zeus, Hera, Ares, Atena, entre outros) heróis e semideuses (Teseu, Hércules, Perseu, etc). Relatando a vida dos deuses e dos heróis e seus envolvimentos com os homens, os gregos criaram uma rica mitologia, constituída por um conjunto de lendas e crenças que, por princípios simbólicos, fornecem explicações para a realidade universal. Nesse sentido, integra a mitologia grega um grande número de relatos maravilhosos, que inspiram diversas obras astísticas do mundo ocidental e, junto aos principiantes do mundo da sabedoria, grandes reflexões filosóficas. O vídeo abaixo, capturado no youtube, serve de motivação e ilustração desses trabalhos que estão sendo construídos na disciplina de filosofia. Bom trabalho a todos(as).

A ética do discurso

A situação da moral no mundo contemporâneo nos lança diante de um impasse. De um lado, o prevalecimento da ordem subjetiva das vivências e emoções, a anarquia de princípios ou a simples ausência deles. De outro lado, a razão dominadora, instrumento de repressão, como nos denunciaram Marx, Nietzsche, Freud entre outros. Nestas eleições, uma vez mais, somos convidados a participar como cidadãos ativos, responsáveis e portadores de uma ética que vai muito além do campo teórico. Se sugere uma ética do compromisso e da práxis.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Mitos


Novas sugestões de Mitos para os trabalhos de filosofia!


Mitologia do antigo Oriente Próximo: Deuses provedores da cultura, a batalha dos deuses e a Torre de Babel.
Mitologia Egípicia: O Templo de Luxor, Hórus e a Viagem pelo submundo.
Mitologia Grega: Os Titãs, Zeus, Posêidon, O oráculo de Delfos, Afrodite, Hermes e Orfeu, Prometeu, Minos e Minotauro, Ninfas e musas, Jasão e os argonautas e a A Guerra de troia.
Mitologia Romana: Rômulo e Remo, Minerva e a Personificação das virtudes.
Mitologia Nórdica: Thor, Freia e Hel e Valhala: o paraíso dos guerreiros.
Mitologia Céltica: Samhain: a origem do Halloween e A busca do Santo Graal.
Mitologia Indiana: O Buda, Shiva e os Animais sagrados.
Mitologia Chinesa: Os dragões e as Montanhas sagradas.
Mitologia Japonesa: Os sete deuses da sorte.
Mitologia Americana: Astecas, Maias, Incas, (Brasil) Mitos populares e mitos indíginas.
Mitologia Africana: Zulus e masais, animismo.
Mitologia da Austrália e Oceania: Os deuses da polinésia e os mitos da criação.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Mitos e Lendas











Olá pessoal! Neste blog foi um postado um link de acesso a um grupo diversificado de mitos e lendas. Alguns deles já podem ser conferidos. Entre as sugestões propostas temos a história de Afrodite, o Minotauro, Pandora, Alegoria da Caverna, Saci-Pererê e a Mula-sem-cabeça. Na próxima semana, serão acrescentadas outras sugestões para o trabalho sobre mitos.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Maquiavel e a política

Nicolau Maquiavel, pensador florentino, escreveu O príncipe, texto dedicado a Lourenço de Médice (1449-1492). Em sociologia estudamos esse autor para discutir as características sociais do período renascentista. Além disso, é muito útil para os estudos de filosofia política e poder. Aliás, o estudo de Maquiavel, embora delicado sob o ponto de vista da moral cristã, possui seu lugar nas ciências políticas, jurídicas e sociais. Para ele, não é errado conhecer o conhecido, mas é errado privar a possibilidade do conhecimento.
Nesse sentido, pergunta-se. 1) Qual é o objetivo central da política para Maquiavel? 2) O que é poder? Reflita sobre essas respostas.

domingo, 4 de julho de 2010

Brasil fora da copa

A charge ao lado foi capturada através da internet e cedia pelo cartunista Gilmar do Blog alogilmar (UOL). Aproveito esse material para propor as seguintes reflexões. Desde o início do século XX que os quadrinhos, como a charge ao lado, são um fenômeno característico da cultura de massa e ganhou espaço inicialmente nos jornais e, hoje, podemos apreciá-los em outros meios de comunicação. Eles funcionam como expressão complexa da produção contemporânea, além do entretenimento e lazer. Além disso, podem ocupar uma função mítica e fabulosa, estética e de representação da línguagem. Como elas se prestam, geralmente, a uma diversidade de leituras, podem ao mesmo tempo servir à consciência como a alienação, tanto podem levar ao conhecimento como à escamoteação da realidade; tanto pode ser crítica como paralisadora. No quadrinho postado acima estamos diante uma situação que apesar de ser divertida e prazerosa nos permite tomar conhecimento da realidade de maneira crítica. No caso, podemos dizer que não é fácil atribuirmos um conteúdo ideológico a essa charge, pois ela nos provoca a tomada de consciência. Sugere-se, então, que essa leitura seja manipulada criticamente nos trabalhos sobre mitos, política e, especialmente, para pensarmos possíveis respostas a seguinte pergunta. O que é o conhecimento?

sábado, 3 de julho de 2010

Filosofando

Segundo Merlau-Ponty "(...) a filosofia só se realiza renunciando a coincidir com aquilo que exprime". Tomei esse conceito para refletir dois acontecimentos recentes. Um deles, de dimensão nacional e até mesmo mundial, a copa do mundo de futebol e, outro, um acontecimento localizado na instituição onde trabalho, a apresentação de máscaras. O caso de dimensão global é a transformação de Dunga. Pelo YouTube é possível baixar as transformações de Dunga e perceber por animação de computador seus diferentes rostos ou representações do real; em nível local, foi oportunizado por uma criativa e dedicada professora a apresentação de máscaras pelos alunos do segundo ano na disciplina de Arte.

Podemos, então, perguntar. O que essas transformações ou representações exprimem? O que significa renunciar com aquilo que se exprime? Qual será seu conteúdo ideológico? Não são apenas rostos do meio esportivo ou das aulas de arte que se expressam através de máscaras ou plásticas; mas, existem rostos na política e no meio social dos homens que estão continuamente se transfornando. O que essas transformações querem exprimir? Qual é a reflexão possível para compreendermos o real na representação?